sábado, 30 de junho de 2012

Vai passar...

Vai Passar
Chico Buarque

Vai passar nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
Que aqui sangraram pelos nossos pés
Que aqui sambaram nossos ancestrais
Num tempo página infeliz da nossa história,
passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações
Seus filhos erravam cegos pelo continente,
levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval,
o carnaval, o carnaval

Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos
O bloco dos napoleões retintos
e os pigmeus do boulevard
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear
Ai que vida boa, ô lerê,
ai que vida boa, ô lará
O estandarte do sanatório geral vai passar
Ai que vida boa, ô lerê,
ai que vida boa, ô lará
O estandarte do sanatório geral... vai passar

O ponte-pé inicial....

Hoje começa mais um capítulo da história política do município de Baraúna com a realização das convenções municipais na data limite exigida pela justiça eleitoral visando as eleições de 07 de Outubro de 2012. É o dia de "mostrar a cara" e saber realmente quem está com quem. É o dia de saber quem serão efetivamente os candidatos das chapas proporcionais e majoritárias.

No lado da situação a convenção ocorrerá na câmara municipal de Baraúna com a presença das seguintes siglas partidárias: PR, PMN, PSD, PSB e PTB. Será oficializada a candidatura majoritária encabeçada pelo engenheiro civil Isoares Martins (PR) e tendo como vice o ex-prefeito e ex-vice-prefeito José Bezerra (PSB). O grupo vinculado a situação tentará manter o modelo de administração desenvolvido pelo atual prefeito Aldivon Nascimento (PR) e promete vir com cerca de 25 candidaturas na chapa proporcional envolvendo todos esses partidos retromencionados.
No lado da oposição ocorrerão duas convenções: uma coordenada pelo PMDB tendo a frente a atual vice-prefeita Luciana Oliveira  (PMDB) e tendo como vice o atual vereador Edson Barbosa (PV) será realizada no atual clube Badalado, possuindo em sua base o apoio de mais três partidos: PT, PDT e PSDB. O grupo da vice-prefeita pretende implantar um novo modelo de administração com um cunho integralmente mais voltado para o social. Os cinco partidos devem apresentar cerca de 40 candidaturas para a chapa proporcional. Outra convenção será realizada no sindicato dos trabalhadores com a presença do ex-prefeito José de Araújo Dias (DEM) que terá como vice, provavelmente, o professor Luís Soares (PSC). O ex-prefeito tenta voltar a administração municipal e por enquanto não existe uma definição de quantos candidatos da chapa proporcional irá apresentar.
Será um dia de festa onde todos os cidadãos baraunenses terão opções de escolha e poderão exercer o direito constitucional de optar por seus candidatos preferenciais.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rapidinhas da sexta....


"O Tribunal de Contas da União divulgou a lista dos políticos com condenações transitadas em julgado na Corte. No Rio Grande do Norte são 212 nomes. O documento Consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição. A lista foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral.

JOSÉ DE ARAÚJO DIAS ex-prefeito de baraúna, com esta condenação, josé vai deixar de ser candidato nesta eleição. (Blog Baraúna notícias em 19.06.2012)"

"quando noticiei que José era pré-candidato e estava quites com a justiça, alguns blogueiros me chamaram de mentiroso, hoje o que foi previsto neste sítio aconteceu, prova que fazemos um jornalismo sério e primamos pela verdade," (Blog Baraúna notícias em 29.06.2012).
Obs: NÃO PRECISA NEM COMENTAR. SE ENFORCA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS.


Mais duas tentativas de suborno eleitoral foram tentadas ontem contra pré-candidatos do PSDB baraunense. Uma tentativa envolvendo a pré-candidata Gleuma da saúde e outra envolvendo o pré-candidato Geraldo das feiras. Todos os dois me ligaram relatando as tentativas ridículas de suborno e disseram um não bem redondo aos pilantras e articuladores oportunistas do situacionismo.O PSDB segue firme, forte e mostrando a todos os oportunistas de plantão que a dignidade e o caráter é possível de se manter quando não se tem um cifrão na testa.

Alguns pré-candidatos da chapa proporcional serão trocados de última hora no situacionismo. Motivo: problemas na documentação oficial exigida pela justiça eleitoral. Outros simplesmente desistirão. Aguardem a relação oficial que será divulgada em breve. Enquanto isso a onda verde que invade o município traz novas surpresas. Amanhã nas convenções todos saberão.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma questão de fé....as aparições de Fátima...



NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - A HISTÓRIA DAS APARIÇÕES, FOTOS E REPORTAGENS DA ÉPOCA.



"Um grande sinal apareceu no céu, uma mulher vestida de Sol, com a Lua sob seus pés, e na cabeça uma coroa de 12 estrelas..." Apocalipse 12:1

I- PRIMEIRA APARIÇÃO



Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.
As aparições de Nossa Senhora se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5Km de Fátima. A mãe de Deus aparecia por volta do meio-dia, sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura.
Por algum misterioso desígnio de Deus, as três crianças foram privilegiadas, mas desigualmente: as três viam Nossa Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia a Santíssima Virgem, e também falava com ela.
Os pastorinhos estavam, naquele dia 13, brincando de construir uma casinha de pedras em redor de uma moita quando, de repente, brilhou uma luz muito intensa.
Num primeiro momento pensaram que tinha sido um relâmpago, mas pouco depois avistaram, sobre uma azinheira, "uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do Sol mais ardente".
s crianças, surpreendidas, pararam bem perto da Senhora, dentro da luz que a envolvia. Nossa Senhora então deu início a seguinte conversação com Lúcia:

- Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.

- De onde é Vossemecê?

- Sou do Céu.

- E que é que Vossemecê quer?

- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.

 E eu vou para o Céu?

- Sim, vais.

- E a Jacinta?

- Também.

- E o Francisco?

- Também; mas tem que rezar muitos Terços. Lucia lembrou-se então de perguntar por duas jovens suas amigas que haviam falecido pouco tempo antes:

- A Maria das Neves já está no Céu?

- Sim, está.

- E a Amélia?

Estará no Purgatório até o fim do mundo.

Nossa Senhora fez então um convite explícito aos pastorinhos:

- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?

- Sim, queremos.

- Ide, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Nossa Senhora ainda acrescentou: "Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Depois, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu. 
Os três pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia.
  II- SEGUNDA APARIÇÃO



A 13 de junho, os videntes não estavam sós, mais 50 pessoas haviam comparecido ao local.

A pequena Jacinta não conseguira guardar o segredo que os três haviam combinado, e se espalhara a notícia da aparição.

Desta vez, foi Lúcia que principiou a falar:

- Vossemecê que me quer?

- Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias, e que aprendais a ler. Depois direi o que quero.

Lúcia pediu a Nossa Senhora a cura de um doente.

- Se se converter, curar-se-á durante o ano.

- Queria pedir-lhe para nos levar para o Céu.

- Sim, a Jacinta e o Francisco, levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer Servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o seu trono.

- Fico cá sozinha?

- Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio, e o caminho que te conduzirá até Deus.

Nossa Senhora, como da primeira vez, elevou-se com majestosa serenidade e foi-se distanciando, rumo ao nascente.

III- TERCEIRA APARIÇÃO




A 13 de julho, mais de 2 mil pessoas haviam comparecido à Cova da Iria.

As pessoas presentes notaram uma nuvenzinha de cor acinzentada pairando sobre a azinheira; notaram também que o sol se ofuscou e um vento fresco soprou, aliviando o calor daquele auge de verão.

Novamente foi Lúcia que iniciou a conversação:

- Vossemecê que me quer?

- Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o Terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.

- Queria pedir-lhe para nos dizer Quem é; para fazer um milagre com que todos acreditem que Vossemecê nos aparece.

- Continuem a vir aqui, todos os meses. Em outubro direi Quem sou, o que quero, e farei um milagre que todos hão de ver para acreditar.

Lucia fez então alguns pedidos de graças e curas. Nossa Senhora respondeu que deviam rezar o Terço para alcançarem as graças durante o ano. Depois, prosseguiu:

- Sacrificai-vos pelos pecadores, e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Deu-se então a visão do Inferno, descrita, anos depois, pela Irmã Lúcia. Esta visão constitui a primeira parte do Segredo de Fátima, revelada apenas em 1941, assim como a segunda parte a seguir:

Após a terrível visão do inferno, os três pastorinhos levantaram os olhos para Nossa Senhora, como que para pedir socorro, e Ela, com bondade e tristeza, prosseguiu:

- Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior.

Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá, de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja.

Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, e ela se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal, se conservará sempre o Dogma de Fé; etc...

Aqui se insere a terceira parte do Segredo de Fátima, revelada em 13 de maio de 2000.

- Isso não digais a ninguém. Ao Francisco sim, podes dizê-lo.

Após uma pausa prosseguiram:

- Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

- Vossemecê não me quer mais nada?

- Não. Hoje não te quero mais nada.

E como das outras vezes, começou a se elevar com majestade na direção do nascente, até desaparecer por completo.

IV- QUARTA APARIÇÃO



Os três pastorinhos foram sequestrados, na manhã do dia 13 de agosto, pelo administrador de Ourém, a cuja jurisdição pertencia Fátima. Ele achava que os segredos de Nossa Senhora se referiam a um acontecimento político que acabaria (ou abalaria) com a República, recém instalada em Portugal.

Como eles nada revelaram do segredo - mesmo tendo sido deixados sem comida, presos juntamente com criminosos comuns e sofrido forte pressão -, o truculento administrador acabou por desistir do intento e devolveu os videntes a suas famílias. Mas com isso, eles tinham perdido a visita da Bela Senhora, que descera à cova de Iria, mas não os encontrara.

Dois dias depois, entretanto, a Virgem novamente lhes apareceu,em um local chamado Valinhos. Como das outras vezes, seguiu-se o diálogo:

- Que é que Vossemecê me quer?

- Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13; que continueis a rezar o Terço todos os dias.No último mês, farei o milagre para que todos acreditem.

- Que é que Vossemecê quer que se faça ao dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria?

- Façam dois andores. Um, leva-o tu com a Jacinta e mais duas meninas, vestidas de branco; o outro, que leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário; e o que sobrar é para a ajuda de uma capela, que hão de mandar fazer.

- Queria pedir-Lhe a cura de alguns doentes.

- Sim, alguns curarei durante o ano. Rezai, rezai muito; e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas.

Em seguida, como de costume, começou a se elevar e desapareceu na direção do nascente.

V- QUINTA APARIÇÃO



A 13 de setembro, já eram 15 ou 20 mil as pessoas presentes no local das aparições. A Virgem assim falou:

- Continuem a rezar o Terço, para alcançarem o fim da guerra. Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda.

Trazei-a só durante o dia.

- Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas: a cura de alguns doentes, de um surdo-mudo.

- Sim, alguns curarei. Outros, não, em outubro farei o milagre para que todos acreditem.

Em seguida, começou a se elevar e desapareceu no firmamento.

VI- SEXTA APARIÇÃO - O MILAGRE DO SOL

A multidão rezava o terço quando, à hora habitual, Nossa Senhora apareceu sobre a azinheira:

- Que é que Vossemecê me quer?

- Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra; que sou a Senhora do Rosário; que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar, e os militares voltarão em breve para suas casas.

- Eu tinha muitas coisas para lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc. ...

- Uns sim, outros não. É preciso que se emendem; que peçam perdão dos seus pecados. Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido.

Nesse momento, abriu as mãos e fez com que elas se refletissem no Sol, e começou a Se elevar, desaparecendo no firmamento. Enquanto Se elevava, o reflexo de sua própria luz se projetava no Sol.

Os pastorinhos então viram, ao lado do Sol, o Menino Jesus com São José e Nossa Senhora. São José e o Menino traçavam com a mão gestos em forma de cruz, parecendo abençoar o mundo.

Desaparecida esta visão, Lúcia viu Nosso Senhor a caminho do Calvário e Nossa Senhora das\r\nDores. Ainda uma vez Nosso Senhor traçou com a mão um sinal da Cruz, abençoando a multidão.

Por fim aos olhos de Lúcia apareceu Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus ao colo, com aspecto soberano e glorioso.

As três visões recordaram, assim, os Mistérios gososos, os dolorosos e os gloriosos do Santo Rosário. O milagre do Sol Enquanto se passavam essas cenas, a multidão espantada assistiu ao grande milagre prometido pela Virgem para que todos cressem.

No momento em que Ela se elevava da azinheira e rumava para o nascente, o Sol apareceu por entre as nuvens, como um grande disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista. E logo começou a girar rapidamente, de modo vertiginoso. Depois parou algum tempo e recomeçou a girar velozmente sobre si mesmo, à maneira de uma imensa bola de fogo. Seus bordos tornaram-se, a certa altura, avermelhados e o Astro-Rei espalhou pelo céu chamas de fogo num redemoinho espantoso. A luz dessas chamas se refletia nos rostos dos assistentes, nas árvores, nos objetos todos, os quais tomavam cores e tons muito diversos, esverdeados, azulados avermelhados, alaranjados etc.

A 13 de outubro, era imensa a multidão que acorrera à Cova da Iria: 50 a 70 mil pessoas. A maior parte chegara na véspera e ali passara a noite. Chovia torrencialmente e o solo se transformara num imenso lodaçal.



(Cenas do filme: "O Décimo Terceiro Dia". Trata-se do primeiro filme importante por diretores Ian e Dominic Higgins. De acordo com a distribuidora do filme nos EUA, a Ignatius Press, o filme conta a história das aparições da Virgem Maria para Lucia Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. )



Três vezes o Sol, girando loucamente diante dos olhos de todos, se precipitou em ziguezague sobre a terra, para pavor da multidão que, aterrorizada, pedia a Deus perdão por seus pecados e misericórdia. O fenômeno durou cerca de 10 minutos . Todos o viram, ninguém ousou pô-lo em dúvida, nem mesmo livres-pensadores e agnósticos que ali haviam acorrido por curiosidade ou para zombar da credulidade popular.




1 - Foi o primeiro milagre da história (excetuando a Ressurreição) que foi realizado para provar algo à humanidade com tempo e local anunciados com antecedência.
2 – Nenhum pesquisador conseguiu, até hoje, explicar à luz da ciência os movimentos do sol e os fenômenos que ocorreram em Fátima naquele dia.
3 – A escolha das testemunhas entrevistadas foi feita de maneira totalmente imparcial e aleatória: jovens, adultos, católicos, ateus, homens, mulheres, pobres, ricos etc.
4 – O milagre foi observado também por numerosas testemunhas situadas fora do local das aparições, até a 40 quilômetros de distância. Não se tratou, como mais tarde imaginaram pessoas sem fé, de um fenômeno de sugestão ou excitação coletiva, porque foi visto a até 40 km de distância, por muitas pessoas que estavam fora do local da aparições e portanto fora da área de influência de uma pretensa sugestão ou excitação.
Mais um pormenor espantoso notado por muitos: as roupas, que se encontravam encharcadas pela chuva no início do fenômeno, haviam secado prodigiosamente minutos depois.

Uma enorme quantidade de depoimentos de testemunhas do Milagre do Sol, relatando os mesmos acontecimentos, ajudam a comprovar a veracidade do episódio.
Era como um disco de vidro fosco iluminado por detrás e girando sobre si mesmo, dando a impressão que estava caindo sobre nossas cabeças.
(Sr. Mario Godinho, que não acreditava nas aparições de Fátima até o dia do Milagre)
Olhei fixamente para o sol que parecia pálido, não feria meus olhos. Parecendo uma bola de neve, ele girava sobre si mesmo; de repente pareceu cair em ziguezague.”
(Pe. Joaquim Lourenço, que decidiu pelo sacerdócio após a experiência)
O sol começou a rodar em círculos de todas as cores. Era como uma roda de fogos de artifício, caindo sobre o chão.”
(Sra. Maria Celeste da Câmara e Vasconcelos, um exemplo de que o Milagre impressionou pessoas de todas as classes sociais)
Olhei para o sol e o vi girando como um disco, rolando sobre si mesmo. Vi as pessoas mudando de cor, tomando as cores do arco-íris.”
(Sr. Antonio Antunes de Oliveira, que após o Milagre passou a visitar mensalmente o vilarejo de Fátima)
Até nossas roupas tinham secado. Não sentimos absolutamente nada. As roupas estavam secas e pareciam que tinham acabado de vir da lavanderia. Pensei: ou estou louco ou isto foi um milagre, um verdadeiro milagre.”
(Sr. Dominic Reis, a riqueza de seu relato fez dele uma das principais fontes testemunhais)
Minha roupa estava molhada e então, sem me dar conta, ficou seca.”
(Sr. Joaquim Vicente, que como grande parte da multidão presente achou que o mundo fosse acabar)
Presenciei também quatro curas no lugar das aparições: duas de tuberculose, uma de uma moça de Lisboa e a outra de Alfarelos; e duas aleijadas.”
(Sra. Maria do Carmo Menezes, que se impressionou com a conviccão das crianças sobre a promessa de Nossa Senhora)
Não conheço ninguém que dissesse não ter visto.”
(Sr. João Carreira, que assistiu ao Milagre ao lado dos três pastorinhos)
Nunca soube que alguém não tivesse visto nada. Elas não poderiam não ver, a menos que não quissessem olhar o fenômeno.”
(Sr. José Joaquim de Assunção, mais uma entre as milhares de testemunhas que eram descrentes até o dia do Milagre)



(A Imprensa da época noticiou, com destaque, o Milagre do Sol. Acima e abaixo vê-se algumas reportagens)



(Entretanto, a incredulidade de alguns persiste, apesar de o Milagre do Sol ter mais de 50.000 testemunhas)



Concursos públicos com inscrições abertas no RN......


ÓrgãoVagasInscrições
ANATELAnalista administrativo e Técnico administrativo4630/07/2012
COFECONTodos os níveis de escolaridade1.80501/07/2012
CorreiosAprendizes2.82004/07/2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoNíveis Médio e Superior51018/07/2012
Polícia FederalNível Superior60009/07/2012
INPEPesquisador1731/07/2012
Tribunal de Justiça do Rio Grande do NorteNível Superior10510/08/2012


Começou a revoada com a onda verde.....

AILTON LOPES NÃO ABRE DE PRÉ-CANDIDATURA E SEGUE COM O PV/PMDB

Vice-prefeita Luciana Oliveira (PMDB) 
de braços abertos para receber os novos companheiros
do PV que se juntam a onda verde.
Depois de vários rumores em torno do ex-vice prefeito Ailton Lopes(PV), que desponta como pré-candidato a vereador sobre sua desistencia, ele acaba confirmando que disputará a vaga na aliança verde com o PMDB/PV. Assegura que esse seu projeto não pode e nem deve ser desmontado. Apesar da dificuldade em se manter ao lado da situação, não irá se prejudicar por conta da fidelidade partidária.
O anuncio foi feito ontem em reunião na fazenda do prefeito Aldivon Nascimento, que se reunia para traçar pontos da convenção do PR. A noticia deixou o prefeito em desconforto, todos discordam com o seu posicionamento e acreditavam tê-lo na proporcional com o PR/PSD lançando sua filha, a vereadora Sirléia Lopes(PSD).
Desta feita é mais uma baixa nessa coligação que esperava a decisão de Ailton. "Prefeito, do jeito que o senhor tem o sonho de eleger seu sucessor eu tenho de me eleger vereador". No tocante a convivencia será muito dificil tendo em vista que o PV está presente na majoritária com a indicação do vice e ainda na proporcional com o PMDB que tem Luciana a frente dessa candidatura a prefeita. (Blog Baraúna em dia).

Obs: Com essa notícia o desespero aumentou na situação e começaram novamente as previsões amalucadas. Estão prevendo que a final da copa de 2014 será entre Gana e a Austrália, que Papai Noel vai virar Hippie, que Nossa Senhora vai aparecer na Toca da Raposa em Baraúna, que fulano vai ter 10.000 votos em Baraúna, que sicrano não vai ter nenhum, e outras idiotices do gênero, tudo por culpa da areia movediça em que se transformou a situação nas duas últimas semanas.......e vem mais novidades por aí...aguardem até sábado......

Rapidinhas da quinta.....

Excelente palestra proferida nessa quarta feira em Baraúna pelo Dr. Doni, advogado experiente do PSDB regional, que discutiu os detalhes eleitorais com todos os pré-candidatos da chapa proporcional e da chapa majoritária que compõe a oposição formada pelo PSDB, PT, PDT, PMDB e PV. Todas as dúvidas foram dirimidas e todo o acompanhamento jurídico e contábil de toda a coligação será efetivada pela experiente equipe coordenada regionalmente pelo deputado federal Rogério Marinho.

Por falar em detalhes eleitorais, existe muita gente da situação se complicando quando da emissão dos documentos oficiais (certidões) exigidos pela justiça eleitoral. Tem muita gente sem dormir e as promessas dos "jeitinhos" (principalmente os relacionados a irregularidades na prestação de contas da campanha passada) de última hora estão sendo acompanhadas pela oposição....já sabemos quais são todos os casos e nossa assessoria jurídica irá ser acionada no momento certo...ninguém pense que dando uma de "migué" vai conseguir entrar no céu a força....

Essa é boa... o desespero da situação é como barriga de mulher grávida...só faz aumentar.........estão colocando até gente de fora para tentar "convencer" nossos pré-candidatos da oposição a desistir de suas postulações. O pré-candidato Maninho (PMDB) recebeu um telefonema (que foi gravado) de um representante partidário de Mossoró tentando convencê-lo a desistir de sua candidatura. O caso já foi comunicado a direção estadual do partido que prometeu tomar medidas efetivas contra a intromissão política indevida do "abelhudo remunerado" nos assuntos internos de outro município.

Enquanto isso o rolo também aumenta no PMN....tem dois pré-candidatos com problemas sérios na documentação oficial exigida pela justiça eleitoral.....mais dois pré-candidatos já estão falando em desistir...o Tertinho já dá sinais de "cansaço" (começou com muita sede ao pote)..... uma parte já conversa com a oposição em segredo....muitas águas podem rolar até sábado.......

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um grupo corajoso.....

Estamos chegando ao período final pré-eleitoral e nos próximos dias estarão ocorrendo s convenções municipais que definirão os candidatos das chapas proporcional e majoritária visando o preenchimentos dos cargos no legislativo e no executivo baraunense. Gostaria de mencionar algumas linhas sobre o trabalho do PSDB baraunense nesse último ano e o porquê do grupo ter se mantido unido até o final em seus propósitos e objetivos. Duas lições os leitores devem ter em mente do porquê ocorreu essa manutenção do grupo: a confiança e o trabalho ideológico.
A partir de abril de 2011 fui convidado pelo amigo Daniel Pereira para oxigenar o PSDB com novos companheiros visando estruturar um projeto oposicionista para as eleições de 2012. Fiz ver ao companheiro que como ele era candidato natural ao cargo de vereador ficaria complicado para ele montar um grupo consistente sem haver desconfianças de parte a parte. Como eu sempre frisei que não seria candidato a vereador e nem tampouco a minha mulher (embora os visionários de plantão dissessem o contrário e rasgaram a boca no arame), fomos pouco a pouco argumentando com vários companheiros e companheiras, através de reuniões mensais desde abril de 2011. A confiança foi sendo conquistada aos poucos através justamente desse trabalho ideológico.

Uma das diretrizes traçadas foi o apoio a pré-candidatura da vice prefeita Luciana Oliveira por se tratar de um projeto inteiramente voltado para o social. Mantivemos esse compromisso desde o primeiro instante e todos os companheiros que entravam no partido já sabiam dessa condição. Ninguém entrou enganado ou foi ludibriado. Nunca prometi outra coisa diferente enquanto presidente partidário.
Em setembro de 2011 fizemos nossa convenção municipal quando fui escolhido como presidente partidário pela unanimidade dos companheiros. Passo a passo fomos montando o grupo e ao final de setembro de 2011 já tínhamos uma chapa completa de 17 pré-candidatos (o número máximo que um partido pode lançar em Baraúna atualmente) a vereador apesar dos adversários continuarem dizendo que nada disso existia. Após a apresentação formal dos pré-candidatos na convenção a coisa começou a mudar de figura. A nossa intenção de apoio continuou sendo em relação a vice-prefeita Luciana Oliveira.

Nas diversas reuniões realizadas sempre alertávamos os companheiros para os momentos que viriam quando se aproximasse o período das definições finais. Ofertas generosas, propostas mirabolantes, o sertão iria virar mar e o inferno se transformaria em um céu repleto de anjos. Tudo isso foi previsto, discutido e analisado pelos companheiros a cada reunião, a cada encontro.
Hoje ao chegar ao final desse período, me sinto orgulhoso dos meus companheiros. Quase todos eles receberam essas propostas generosas embaladas pelo canto das sereias, que no fundo não considero errado, até porque faz parte da política real (não vamos ser hipócritas e dizer que isso não existe) e cada um joga com as armas que possui. Lamentavelmente apenas um dos companheiros não seguiu com o grupo. Não tenho o direito de julgá-lo e muito menos de condená-lo. Cada um procura as coisas melhores para si conforme o seu entendimento circunstancial e cada um sabe onde o calo aperta.
Portanto chegamos ao final desse período com 16 companheiros do PSDB, que não são melhores e nem menores que ninguém, mas são baraunenses que optaram por um estilo de fazer política onde a seriedade, a hombridade e principalmente o caráter se revela na simples coragem de dizer a palavra NÃO e renunciar as tentações tardias e momentâneas do poder. Chegar a esse nível de opção ideológica não é fácil, mas acredito que esse grupo do PSDB conseguiu provar que, conforme preconizava a campanha do presidente norte- americano Obama: "sim, nós podemos dizer não".

Mais orgulhoso ainda sinto dos meus companheiros e líderes partidários do PT e do PDT, Ruberlândio e Sandro Bezerra, respectivamente, por também saberem conduzir os destinos de suas agremiações partidárias com respeito aos seus princípios políticos e efetivarem a coligação Esperança e Renovação - Baraúna para os baraunenses - juntamente com os companheiros do PSDB. São 22 pré-candidatos da chapa proporcional que brevemente serão efetivados como candidatos legítimos em defesa dos interesses do povo baraunense. Podem não ser "tubarões" ou "favoritos" como preveem alguns visionários eleitorais que sempre erram em seus cálculos, mas são representantes de 22 famílias baraunenses que se uniram em torno de um projeto maior,onde juntamente com outros companheiros do PMDB e do PV, marcharão juntos em busca de uma liberdade para o nosso povo baraunense, onde parafraseando o lema da bandeira mineira, Libertas quæ sera tamen, que pode ser traduzida de forma simples em "Liberdade, ainda que tardia".
Podemos até não conseguir tal intento, pois eleição é eleição e quem decidirá isso será o povo baraunense, mas ninguém nos acusarão de não ter tentado fazer com que Baraúna possa ser governada por uma verdadeira baraunense da gema.

Rapidinhas da quarta....

"Eita danou-se"... como diz o matuto...mais um partido poderá vir a reforçar ainda mais as hostes oposicionistas...aguardem.....

Percebemos que o desespero tomou conta de vez da situação. A articulação que originou a vinda do PV para a oposição foi um golpe duro que não foi ainda digerido. Tentaram levar os pré-candidatos do PSDB e não conseguiram convencer um companheiro sequer que se  mantiveram corretos e firmes com sua palavra. Coisa de quem tem caráter e dignidade (quem não tem não sabe o significado disso). Depois tentaram convencer o PT e seu presidente Ruberlândio que é um homem sério, também disse não. Finalmente tentaram utilizar os falsos amigos para forçar a barra e a todo custo aliciar o companheiro Sandro Bezerra para que revisse seu posicionamento com propostas mirabolantes. Sandro se manteve fiel aos seus princípios e também disse não aos corretores eleitorais de plantão. São com homens dessa estirpe que se faz uma verdadeira oposição. Quem se vende não vale o preço que recebe. Perde o caráter, perde a honra e deixa de ter a credibilidade do povo baraunense. 

Com os recentes malabarismos eleitorais da situação para tentar conter a sangria desatada rumo a oposição, as medidas vem provocando insatisfações no próprios correligionários que já estão entregando os próprios cargos e botando a boca no trombone....e o pior...não aparece ninguém para preencher os cargos vazios....só nessa terça feira mais 04 famílias baraunenses passaram a engrossar as fileiras da oposição....


terça-feira, 26 de junho de 2012

Saudades....

Saudades - Florbela Espanca

Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte.
Que bem pensara vê-lo até à morte.
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?...
Ah! como é vão! Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte.
Deve-nos ser sagrado como o pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar.
Mais a saudade andasse presa a mim!

Alguns problemas do município...

Em Baraúna podemos enumerar alguns problemas cruciais que deverão certamente fazer parte das preocupações do futuro governante baraunense. Entre alguns desses problemas podemos citar as questões da saúde, segurança e saneamento básico. 

A área da saúde é em nossa opinião a mais vital de todas. O hospital baraunense, apesar das várias reformas e do incremento de profissionais da saúde, ainda está muito aquém de atingir o nível desejável de atendimento da população devido as carências típicas de um município com população inferior a 30.000 habitantes. A ausência de setores e profissionais que realizem operações cirúrgicas, de análises laboratoriais imediatas e leitos em quantidade, transferem uma boa quantidade de pessoas nativas para Mossoró ou Caraúbas. Os postos dos PSF's auxiliam e muito nesse atendimento, mas a procura sempre é maior que a oferta. Conseguir investir pesadamente na área da saúde que venha a possibilitar uma melhoria significativa no atendimento hospitalar da população local é uma tarefa hercúlea que deverá ter em seu bojo captação de recursos extras e emendas parlamentares. Criticar somente por criticar é muito simples. Nós, enquanto oposição municipal, devemos ter a responsabilidade acima de tudo de detectar esses problemas na saúde e apontar soluções viáveis de acordo com nossas especificidades. Não adianta falar em prometer "maravilhas" do outro mundo ou tentar pintar um quadro surrealista que só existirá nas mentes férteis. A realidade e nada mais.

A segurança vem quase empatada com a saúde em termos de preocupação social, ou até ganhe. Além dos problemas sociais decorrentes do incremento da marginalidade que o tráfico de drogas produz, por ser uma área de fronteira, o município baraunense está sujeito a assaltos frequentes de quadrilhas e os pequenos furtos se tornam constantes. A necessidade de instalação de um pelotão militar já vem sendo batalhada há décadas pelos políticos locais. O município cresceu, a população aumentou, os problemas de segurança também, mas o efetivo policial continua sendo totalmente insuficiente e não garante a segurança de nossos filhos, netos e familiares. Essa é uma casca de banana que o futuro governante deverá ter a habilidade suficiente para saber exigir da governadora do Estado providências concretas, imediatas e não apenas discursos bonitos que se perdem no vazio.

Finalmente um problema que fica praticamente escondido mas que aflora sempre em doenças nas crianças e nos adultos, principalmente nas áreas periféricas da zona urbana: o saneamento básico. A água suja escorrendo ao ar livre, a ausência de tubulações que escoem os dejetos domésticos, a falta de planejamento urbanístico que contemplasse essa necessidade, já está provocando sérios reflexos com o aumento dos índices de doenças decorrentes da ausência de saneamento básico. O plano de governo do futuro governante deverá apontar que caminhos adotar para a resolução dessa problemática que certamente tende a aumentar ainda mais com a explosão demográfica e o crescimento urbano que passa o município baraunense com a implantação das indústrias de cimento e da fruticultura irrigada.
Saber equacionar esse três problemas captando recursos federais e estaduais, deverá ser uma tônica na plataforma dos candidatos majoritários de 2012. Apontar as diretrizes no plano de governo e detalhar as etapas de resolução desses problemas com a obtenção e aplicação desses recursos nos orçamentos anuais do município certamente será uma boa medida que o futuro governante deve ter em mente. A população baraunense espera por essas atitudes concretas. Menos discursos e mais ação.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A dura realidade do Juremal...

Valdeci,

EU SOU DE JUREMAL, PEÇO QUE VC REPRODUZA EM SEU BLOG A MATERIA DO BLOG DE RUBERLANDIO SOBRE A FALTA DE AGUA EM JUREMAL, ENTENDO QUE SEU BLOG TEM UM GRANDE ALCANCE, FAÇA ISSO POR JUREMAL, POIS OS REPRESENTANTES DAQUI NÃO TEM CORAGE DE ENFRENTAR O PREFEITO. OBRIGADO.

A dura realidade da comunidade do Juremal

Enviado em 24/06/2012 as 6:45 por Dani

Olá Ruberlândio, sou moradora de Juremal e gostaria de fazer algumas poucas correções. Cada família recebe 2 baldes de água nas terças e 2 nas sextas, o que é insuficiente para algumas famílias. No entanto o nosso maior problema é o abastecimento normal, aquele que recebemos em nossas casas. Este está agonizando e a beira de um colápso. Nos moradores estamos muito revoltados com isso e estamos planejando chamar a imprensa escrita e televisada para que venham fazer uma visita e comprovar o problema. Quanto ao prefeito, este não demonstrou nenhum respeito ou mesmo sensibilidade ao problema. O que é mais gritante é que ele não demonstra respeito nem pelos parentes de sua esposa que residem aqui (os Dantas). Creio que ele levou essa situação para o lado pessoal, já que existe uma ação judicial tramitando sobre o caso.

Desde já agradeço a atenção dispensada a nossa comunidade.
Nota do blog: Nobre amiga Dani, muito elucidativo seu comentário muitas facetas e mascaras caem por terra depois de do que você nos informou. Já vinha empunhando esta bandeira de luta ha muito tempo. Já havia noticiado que a água de Juremal estava em dias de um colapso, acontece que os “GRANDES PENSADORES” do governo municipal, inclusive defensores do governo aí no Juremal, saíram em defesa do senhor prefeito e esqueceram de quem realmente precisa de defesa, que é o povo. Quem realmente poderia fazer alguma coisa calou-se a câmara está muda e amarrada, o governo municipal está preocupado com as pesquisas, os secretários e lideranças do governo imbuídos, na árdua tarefa, de fazer o homem subir nas pesquisas. Só duas pessoas tiveram coragem de bater nesta tecla o companheiro Odilon neto, aí da comunidade, que moveu uma ação que ainda está tramitando. O senhor gestor já perdeu a primeira parte do embate, mas faz ouvido de mercador pra a decisão judicial. Foi assim no concurso, por que seria diferente agora com o problema da água de Juremal? O outro, foi este blogueiro, noticiamos aqui neste espaço este serio problema. Por isso, fomos execrados, achincalhados e tentaram torna nossa denuncia mentirosa através de manobras levianas, fúteis e desleais. Agora seu comentário é guardião da verdade. Espero que a liderança aí de Juremal, um certo blogueiro da situação e os financiados do governo não a chamem de mentirosa, pois eles diziam que aí tinha água pra dar e vender.

O blogueiro chegou a dizer que se em todo lugar que falte água for igual a Juremal o mundo está bem. E eu que pensava que eram dois baldes de 20 litros por dia, quer dizer que são só duas vezes por semana esta quantia. A coisa é mais seria do que eu imaginava. Recebi informações de que muitos moradores onde não chega água em suas casas tem que puxar água em uma especie de pipa improvisada em uma carroça, isto é inadmissível em pleno seculo XXI onde a tecnologia está a um click. Onde está o ministério público que não está vendo isto. Chamem a imprensa sim e tornem cada vez mais público este problema só assim os insensíveis ouviram o grito de vocês. (blog do Ruberlândio).

A última resposta ao doente...

Olha bem Wilson essa também é a última resposta que vou lhe dar, pois muitos companheiros me alertam que não vale a pena perder eu tempo escrevendo sobre sua doença fajuta.Nunca lhe devi nada, até porque você sempre anda endividado, devendo a Deus e ao Mundo e está sempre devendo a verdade que você não tem coragem de encarar. É a única coisa que você realmente teme: a verdade.

temendo a verdade...
Nunca lhe fiquei lhe devendo 5.000 reais e não tente envolver pessoas honestas que estão num patamar moral milhares de metros acima de você. Você não tem coragem e nem peito para dizer o que realmente aconteceu, mas eu irei refrescar sua memória O fato a que você se refere retroage ao ano de 1998 quando desisti de apoiar o deputado estadual Francisco José (pois minha mulher Célia na época era secretária do ex-prefeito Gilson Professor) e Geilson me convenceu a mudar meu posicionamento político pois não confiava em voce. Chamei você e José Maria Viana lá na minha residência e devolvi integralmente  o valor de 3.000 reais que era o valor que Chico José tinha me adiantado para lhe apoiar nas eleições (talvez tenha sido o único politico baraunense a ter feito isso). Nunca fiquei devendo nada a você, nunca houve cheque nenhum e nem tampouco o gerente Josemar do BB teve participação nenhuma nesse caso. Quanto a Argemiro do Juremal queria extorquir a câmara municipal com trabalhos de péssima qualidade e incompletos. Foi conversar besteira lá em casa e fomos as vias de fato. Depois disso ele passou dois meses escondido em Grossos com medo, quando cruzava comigo em Mossoró mudava de calçada e finalmente desapareceu de Baraúna, pois já não encontrava ninguém que quisesse fazer trabalhos com ele Essa é a pura expressão da verdade e nada mais. Agora você correu com medo de Geilson, apanhou do Irmão Tafarrel, ataca as famílias baraunenses, é um verdadeiro cavalo de Tróia (sei que você não entenderá o porquê disso devido a sua limitação intelectual, mas todos os outros leitores entenderão) no bloco situacionista.

Agora você ficou me devendo o favor de lhe manter na câmara municipal por sete meses em 2004 pagando esse seu programa que você fica extorquindo de todo mundo. Disso eu me arrependo, agora quanto a manter seu irmão Félix Neto já não me arrependo pois é um homem sério e ele não tem culpa de ter uma ovelha negra como você na família. Não envolva nomes de pessoas sérias em suas palhaçadas e mentiras. Eles vestem calças, mas honram as calças que vestem.Infelizmente em você a única roupa que cabe é a de palhaço e mentiroso.
Aprenda a ser um homem de caráter, sei que nessa sua idade a senilidade (além de outras coisas que não vou citar aqui) já está lhe afetando os miolos, mas sempre é tempo de aprender a ser correto e honesto em sua postura. Tenho certeza que esse não é o tipo de comportamento que seu pai lhe ensinou que era um homem direito e tinha todo o respeito da sociedade. Félix Neto soube captar e aprender esses sábios ensinamentos, mas você foi um desastre total e tenho certeza que seu pai hoje aonde estiver certamente estará desgostoso e envergonhado de ter produzido um palhaço e mentiroso como você que se tornou um estelionatário da verdade e vive de extorquir os políticos em busca de migalhas que caem da esa. Ponto final e não perderei mais meu tempo com sua figura adoentada.

domingo, 24 de junho de 2012

Rapidinhas domingueiras

Hoje teve reunião geral visando o dia das convenções com todos os voluntários e pré-candidatos dos partidos da oposição (PMDB,PSDB,PDT e PT), incluindo também os 09 pré-candidatos do PV que já aderiram totalmente ao projeto oposicionista. O vice da chapa oposicionista, vereador Edson Barbosa, na ocasião juntamente com todo o grupo presente do PV fechou compromisso com a coligação na proporcional e na majoritária com o PMDB. Dessa forma quem estiver de fora do projeto vai dançar e ponto final. A empolgação era geral e os depoimentos dos novos companheiros de luta foram bastante contundentes. Até o dia das convenções mais duas grandes surpresas irão acontecer. Ninguém perderá por esperar.

O sangramento contínuo do Jason Espanta-calçada já está provocando pena. Desesperado, não diz mais coisas com coisa, desde que levou uma carreira de Geilson em Mossoró e correu em lágrimas para se esconder entre as pernas do delegado pedindo pelo amor de Deus para não apanhar. 
De outra feita foi um tapa no pé do ouvido do Irmão Tafarrel que fez você rodar feito pião e pedir clemência. Se acostume com a ideia de ser um perdedor, um pé frio. Eu pelo menos já fui duas vezes vereador em Baraúna e o Edson também já foi eleito com os votos do povo. E você que nem capacidade para ser candidato tem, virando simplesmente uma figura patética, ridícula, que mente descaradamente em troca de migalhas de quem te paga. Assim que passar o período eleitoral vai levar um pé no traseiro e PT saudações.  Todo mundo que você apoiou em eleições, perdeu. Ninguém gosta de você em Baraúna e não tem um amigo sequer. O povo da situação fica é rindo e zombando de você pelas costas, como um deles mesmo me falou: é um bobão útil. Falou mal de Jânia, de Marcos Antonio, de Núbia, de Gisele (esposa de Marcos Antonio), disse que Isoares era um candidato pesado. Sei que o golpe do PV foi muito duro para você, mas o melhor ainda está por vir. Aguarde e confie. Quanto as matérias que coloco no blog, estão todas lá, nenhuma foi retirada e nem serão pois assumo todas as postagens que coloco. Doa a quem doer. E quem estiver achando ruim simplesmente não leia. Tem vários outros blogs em Baraúna. É só mudar o canal.

Cuidados com os doentes....

O Jason espanta-calçada depois que adoeceu perdeu boa parte do neurônios que ainda lhe restavam, e junto com eles foi a memória, a credibilidade e o respeito a história das pessoas. Vejam senhores a que ponto chega o desequilíbrio mental e o desespero de quem vê paulatinamente a terra que lhe apóia pouco a pouco se esvair:

o francês está desesperado, mas ele não convive na cidade nem nos finais de semana, nunca fez uma feira no supermercado, nunca frequentou o mercado público, nunca andou a pé pelas ruas de Baraúna, o mato já cresceu na frente de sua casa e lá não anda ninguém, seus vizinhos não conhecem o francês, nunca assistiu uma partida de futebol, nunca foi à igreja, chamou Edson de vereador das blitz, Valdecy é um estranho em Baraúna e todos sabem disso, o seu apoio só soma o seu voto,


Desde que o PV de Edson Barbosa veio para a oposição que o blogueiro dos ricos de Mossoró perdeu completamente a razão. Se desnorteou totalmente, ficou feito cego em tiroteio e não consegue dizer coisa com coisa.
Não sou francês, apesar de ter conhecido boa parte da Europa, inclusive a França, país muito bonito e com uma riqueza cultural em termos de patrimônio histórico incomparável. Sou mossoroense, nasci na maternidade Almeida Castro, rebento da família Fernandes Pimenta, mas possuo título de cidadão baraunense desde 1997 pelos serviços prestados enquanto funcionário do BB, tanto nas atividades de caixa como de fiscal agrícola, durante 11 anos em Baraúna. Vivo com a baraunense Célia Bezerra desde 1992, portanto já são 20 anos de união. 

Pelas atividades profissionais que desempenho enquanto arqueólogo e professor universitário, constantemente sou chamado  tanto pelos governos, como por empresas privadas para trabalhos arqueológicos. Ao mesmo tempo, estou concluindo agora no final de 2012 o curso de doutorado em arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco, daí minhas constantes viagens pelo nordeste brasileiro. Mesmo assim, todos os finais de semana estou em minha residência, onde recebemos os correligionários do PSDB e dos amigos da oposição. Portanto não dá tempo do mato crescer, até porque  o calçamento da rua Raimundo Secundo é um calçamento de excelente qualidade do tempo do ex-prefeito Gilson Professor, ao contrário dos atuais que vivem pipocando por aí.Os meus vizinhos são as duas irmãs de Célia (Núbia e Gracinha), além de Geovane, Ivo, Rui de Bilé, Marleide e Dona Nicélia. Eles conhecem a minha rotina, ao contrário de você que além de não conhecer Baraúna, não é aceito em calçada nenhuma.
Se você conhecesse Baraúna, conheceria também a história futebolística de Baraúna, onde atuei por diversos anos jogando pelo saudoso Flamengo de Dantinha, além de alguns jogos pela seleção baraunense na conhecida Copa Oeste. Quanto a igreja, minha religião não é a católica, apesar de não ter nada contra e ser padrinho de 08 crianças em Baraúna. Quanto a ter chamado Edson Barbosa de Vereador das blitzs ocorreu devido a uma disputa política, fato natural entre quem está na oposição e quem está na situação. 

Bom e se sou um estranho em Baraúna, não precisa você se preocupar comigo, até porque além de não se candidato a nada, teoricamente como ninguém me conhece, ninguém também me dará ouvidos. Bom quanto a soma de votos, lembro bem que o seu atual prefeito perdeu a campanha em 2004 por 31 votos. Por coincidência, fizemos uma apuração aqui dos vizinhos próximos e deu um total de 54 votos. Adivinhe para quem deu o resultado da maioria dos votos? adivinhão.Mas não precisa chorar.  Pois pode agravar seu estado de saúde.

Na luta....

Como sei do potencial de leitura desse blog em termos de informação política, fiz questão de colocar a resposta da postagem que direcionei ao amigo Arimatéia do Juremal.

Prezado amigo Arimatéia,

Permita-me chamá-lo assim pelos longos anos de amizade que temos. Recebi um telefonema ontem mencionando rumores de uma determinada certidão sua da justiça eleitoral (são três certidões) não tinha sido emitida devido a possíveis problemas com prestação de contas da campanha passada. Você sabe muito bem que você disputou a eleição de 2008 pelo PC do B, que depois caducou em Baraúna. Como alguns partidos que foram extintos simplesmente não fizeram as prestações de contas de alguns candidatos por desinteresse de seus presidentes, poderia ser que o mesmo tivesse acontecido a você enquanto membro partidário. Como gosto sempre de colocar documentos para provar o que estou falando, desconfiado com a inexatidão da informação, preferi optar pelo termo "rumores" (basta você reler a postagem), ao invés de afirmar qualquer coisa de mais concreto.
Sinceramente ninguém mais do que eu torce por sua eleição pelo seu trabalho exaustivo durante décadas em defesa da comunidade do Juremal, mais especificamente. Por várias vezes você chegou perto, sendo sempre bem votado pela comunidade, mas sendo sempre superado por outros candidatos que possuíam bases eleitorais em outras regiões. Você agiu certo em conseguir um partido que lhe permitisse tomar suas próprias decisões e com habilidade (juntamente com Roldão que lhe ajudou bastante) montou um grupo de pré-candidatos que lhe dá asas para decidir qual o melhor caminho a seguir pra lutar por 01 ou até 02 vagas nas vindouras eleições para a câmara municipal. Se você está totalmente quites com toda sua documentação em dia, parabéns e continue firme em seu trabalho. Outro detalhe: entre amigos não se deve favor e nem se cobra nada. Um grande abraço e sucesso em sua campanha. Vou ficar torcendo por sua eleição e caso você obtenha êxito, me chame para comemorar essa vitória tão esperada em sua residência. Ganhará você, ganhará o eleitor, ganhará Juremal e principalmente ganhará Baraúna que terá na câmara municipal um vereador com espírito de luta e obstinação em defesa dos interesses dos mais humildes.

sábado, 23 de junho de 2012

Vem mais gente por aí para a oposição.....

Eu já vinha cantando essa bola há tempos nesse blog sobre o desmanche do castelo de cartas que era o bloco situacionista. Primeiro foi a vinda do PV com a maioria quase absoluta de seus pré-candidatos a vereador que agora fecham com a chapa majoritária oposicionista tendo seu presidente partidário, vereador Edson Barbosa como vice, reforçando ainda mais o poderio eleitoral da oposição que já possui 05 partidos com 42 candidatos na chapa proporcional como base de sustentação de apoio a chapa majoritária.

Agora existe a possibilidade do PMN também embarcar rumo a oposição (as negociações políticas estão em andamento) depois dos rumores de que seu presidente Arimatéria do Juremal não poderá sair candidato a vereador devido a problemas com prestação de contas da campanha de 2008 (sua certidão de quitação eleitoral não foi autorizada e nem emitida pelo TRE que constatou a irregularidade) e tem outros na relação que revelaremos no momento oportuno, enfraquecendo ainda mais o quociente partidário. O PMN com essa redução drástica em seus quadros só terá duas alternativas: ou vai para o garrote do PR servir de "buchas" ou se alia com a oposição numa composição com um partido mais palatável. O clima no situacionismo depois das últimas notícias é de desânimo total.

Reflexões...









Rapidinhas do sábado...

Está sendo costurada a compasso de régua a coligação na proporcional entre o PV e o PMDB. Pouco a pouco, a ideia vem aglutinando mais defensores entre os pré-candidatos do PV com a articulação diária do seu presidente Edson Barbosa que recebeu sinal verde da direção estadual do partido e que será indicado como vice para chapa majoritária da oposição baraunense nas convenções marcadas para o próximo dia 30 de Junho. Os obstáculos aos poucos estão sendo ultrapassados e se constituirá numa forte coligação com 22 candidaturas. Quem entrar nesse jogo terá que ser de corpo e alma em prol também da chapa majoritária da oposição. Quem não quiser entrar, ou sai do jogo ou disputará por tabela através de outra pessoa.

Por outro lado, a coligação PSDB-PDT-PT também virá com 22 nomes dispostos a empunhar a bandeira de um novo projeto alternativo de gestão administrativa que priorize o social. Apesar dos vários assédios sofridos (alguns até de amigos querendo forçar a barra) e propostas vergonhosas do situacionismo, o presidente do PDT Sandro Bezerra manteve sua postura correta em obediência aos seus princípios éticos e morais. Deu sua palavra com o projeto oposicionista desde 2011 e vai cumprir. Como sempre afirmo nesse blog: se conhece um verdadeiro homem não por suas palavras que o vento as leva, mas por suas atitudes e postura na reta final. Quem não pode com o pote não segura na rodilha.

O Zé Colméia..
Essa política baraunense de 2012 trouxe duas novas terminologias ao cenário nativo: a do corretor eleitoral e o do especulador eleitoral. Bem mas o que significa isso?
O corretor eleitoral é aquele "Zé Colméia" que promete "trazer" determinada liderança para o reduto político do grupo interessado desde que ele receba um determinado percentual caso obtenha sucesso na empreitada. Luta, sua, tenta convencer de todo jeito, pois está interessado no "cacau" que irá receber se trouxer a "mercadoria". O especulador eleitoral é aquele pré-candidato que vive se fazendo de difícil tanto para um lado como para o outro. Barganha de um lado, ameaça pular para o outro lado, recua. Tenta se valorizar ao máximo e está sempre com um olho na situação e o outro na oposição. E ele procura ficar no meio para ver o que é que ganha.