quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Questão de justiça....

Juiz Eleitoral Dr. Herval Sampaio
Pelo menos uma vez nessa campanha tenho que concordar com o professor Wilson Cabral: acho de extrema importância a fiscalização e participação direta do juiz eleitoral nos eventos políticos que estão sendo realizados em Baraúna. Mas por quê?
Primeiro porque todos nós sabemos que nas várias campanhas eleitorais anteriores realizadas em Baraúna, o juiz responsável pela 33º zona eleitoral (responsável por Mossoró e Baraúna) só se preocupava com a eleição de Mossoró (por ter maior visibilidade ou por qualquer outro motivo). Isso era uma constatação real. Baraúna passava despercebida e só entrava definitivamente no processo quando se anunciava os resultados finais do pleito eleitoral e/ou quando alguém entrava com um processo contra o outro. Essa era a realidade. Não sejamos hipócritas. Quando muito vinha um carro da polícia depois de muita insistência da denúncia. Nessa eleição esse quadro mudou e isso é bom.

A fiscalização direta do juiz como observador ocular de possíveis irregularidades o transforma também em testemunha, quer ele queira ou não, auxiliando na formação do processo ou em sua formação de juízo quando da sentença final. A denúncia é investigada in loco e provoca alguns fatores tais como: a coligação e/ou os candidatos sabem que podem ser punidos imediatamente pois não se trata de denúncias vazias ou "intriga do adversário" com o objetivo de desqualificar o denunciante. Ora se a testemunha da suposta irregularidade é o próprio juiz como você irá desqualificá-lo?
Outro fator a ser considerado é que numa disputa entre oposição e situação a tendência de utilização da máquina administrativa em favor da situação é concreta , pois se trata da sobrevivência política do ocupante da cadeira do executivo, assim como também de todo um grupo que o apóia. Isso acontece em todos os municípios brasileiros (embora todos neguem de pés juntos é claro). Essa fiscalização direta tende a inibir essa utilização aberta das secretarias municipais de forma tão ostensiva, pois com a globalização e o avanço da tecnologia (celulares, câmeras de vídeo, blog's) as denúncias são instantâneas e a apuração das possíveis irregularidades também. Nesse sentido a atuação imparcial do juiz eleitoral Dr. Herval Sampaio tem sido exemplar e merece todo nosso aplauso. Usa com sabedoria do preceito da imparcialidade e com rigor na apuração das possíveis irregularidades. Isso fortalece a democracia e torna mais justa a disputa entre pensamentos contrários.

8 comentários:

  1. Presado amigo Valdeci,venho me valer deste instrumento de comunicaçao para esclarecer alguns acontecimentos que por sinal me deixou muito revoltado com o que o Sr.CANDIDATO DO P V, JOSE AILTON LOPES fez com os VEREADORES E candidatos NERIVAN CLAUDIO E RITA BEZERRA,uma fonte fidedigna,confidenciou ao Vereador NERIVAN que AILTON LOPES se valeu do prestigio quem tem com o prefeito Adivon e o candidato PÉ DE CHUMBO para ipugnarem os registros das duas candidaturas NERIVAN E RITINHA alegou que os dois eram as grandes ameaças dos candidatos do P R e do P M N,e acrecentou que eu AILTON tambem serei sacrificado pois eles dois sendo candidatos eu nao serei o mais votado e voce sabe que em mim voce pode confiar,Aldivon ainda pensou em nao fazer pois temia que FABIO MOURA NAO IRIA GOSTAR,mais ele insistil dizendo ALDIVON nós estamos em plena eleiçao e se voce nao ipugnar vai ter que engolir NERIVAN E RITINHA pois os dois sao cadeiras garantidas,ALDIVON nao perdeu tempo e atendeu o pedido de AILTON LOPES,quero falar um pouco de NERIVAN,todos conheci Nerivan a 30 anos que milita na vida publica, sempre leal a CHICO LEANDRO bom companheiro,sincero,honesto,amigo de carater,responsavel,humilde, trabalhador,cumpridor de suas obrigaçoes,serio nas suas decisoes,comprador,pagador tem uma folha de serviços pretada ao seu povo invejavel e que COVARDEMENTE FOI ATINGIDO PELAS COSTAS PELO SEU AMIGO E COMPADRE AILTON LOPES.Parabenz AILTON voce mais uma vez conseguil seu objetivo,mais tenha certeza que ele nao erá baichar a bcabeça e vai continuar onrrando todos SEUS COMPROMISSO COM SERIDADE.

    ResponderExcluir
  2. É a lei da ação e da reação, esse cidadão deve estar se perguntando por que isso, por que tanta traição, mas procure no tribunal da própria conciencia e vai com certeza lembra do que fez com Jaime, no caso da camará, eles os vereadores, Nerivan, Edson Barbosa, e Cirleia Lopes, todos no dia da confusão foram com Jaime pra delegacia de plantã ( a noite nos seus próprios carros ) em Mossoró, não dar pra dizer todos adjetivo negativo que eles diziam dos elementos, que foi acusados por esse tamanho descaso, apos uma reunião com um certo advogado eles mudarão de opinião, o vereador Nerivan, até o chamou de mentiroso, carapasa que realmente cabe na sua cabeça, Sr. vereador, lembro muito bem quando o vc chamou Espinha de analfabeto e o humilhou, mais Deus existe ele não deixa que passe um jota sem que seja lembrado. Moral da história todos foram beneficiados, o beneficio maior é de Deus, lhes digo vc vai passa 4 anos em ser nada um simples lambaia como é do seu feitio.
    Conclusão Ailton Lopes, quase foi segou, Edson, foi tão humilhado e como a humilhação foi tão grande, um certo cidadão enfartou quase foi se encontra com Lucifer, e Sr ja esta com ele que é o que vc merece.

    ResponderExcluir
  3. queria saber se luciana vai se livrar da cassassão dos possos que ela distribua em troca de votos isso eu quero saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai sim, por que não tem nada haver com isso num entanto os denunciantes esse sim vai ter que pagar os prejuízo aos donos das maquinas, por danos morais e matérias, conheço um que atras de muitos bodes pra ressarci o que vai ter que paga, vote 15 que é bom.

      Excluir
  4. Também acredito da lei da ação e reação. Nerivan há algumas semanas, mandou um homem pedir um pneu a Jair Fiscal, insistiu e conseguiu o pneu, após isso denunciou Jair, um dos candidatos mais humildes dessa campanha, mas que apesar de pobre, sempre foi capaz de tirar da própria mesa pra ajudar os outros, assim como seu pai João Fiscal. Nerivan só teve o que mereceu, e de caráter, esse aí não tem nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fim dele vai ser muito triste pois Deus, não é vingativo entanto é justo e não passara nada que não seja percebido por ele.

      Excluir
  5. Amigo valdeci, a pedido do Sr.Francisco José da Silva Cavalcante conhecido como DEDÉ DE ODILON morador da rua Manoel Geraldo no conjunto Fernando Batista Claudio-Barauna RN. Me pedio repito para falar a respeito deste comentario que se refere a Jair Fiscal candidato a vereador do P R.Segundo dedé estava chegando em casa vindo do rossado empurrando sua moto pois tinha furado o pneu e camara trazeiro, foi quando JAIR FISCAL CANDIDATO A VEREADOR- P R se aproximou do mesmo e perguntou,ta no prego negao? ele respondeu touuu, e Jair Fiscal nao perdeu tempo,disse ,vou le dar um pneu e uma camara agora, e saio em disparada, e nao passou 15 minutos Jair Fical candidato a vereador DO P R chegou com o pneu e a camara e dedé recebeu e colocou na moto e anda até hoje. Poucos dias depois chegou ROLDAO ROSA DA SILVA tambem candidato a VEREADOR DO P M N.Covidando seu filho CARLOS ALBERTO que é menor de idade e evangelico lhe entregando,RS150,00 para que Carlinho como é mais conhecido fizesse a destribuiçao deste dinheiro entre 10 motoqueiros para todos irem para a carreata do 22 lá de Juremal para Barauna,carlinho ainda disse a Roldao candidato a vereador do P M N,que nao podia fazer isso pois era crente e nao queria o dinheiro e Roldao insistil dizendo fiqui com o dinheiro destribua com as pessoas. só lamentamos porque estas pessoas fazem as coisas erradas e depois querem se fazerem de vítimas e jogando a culpa em quem nao tem nada aver com isso.Eu DEDÉ fui a justiça fiz a denuncia contra os CANDIDATO A VEREADOR JAIR FISCAL DO P R, E DE ROLDAO ROSA DO P M N TAMBEM CANDIDATO A VEREADOR. Fui acompanhado do advogado Dr. Pedro Fernandes e vou as vezes que preciso for. OBRIGADO PELO ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Valdeci gostaria de pedir mais uma vez se possivel voce postar o comentario que se refere a JAIR FISCAL CANDIDATO A VEREADOR DO P R. E ROLDAO ROSA TAMBEM CADIDATO A VEREADOR P M N.NA SUA PRIMEIRA PAGINA,pois tem algumas pessoas que nao ler os comentarios, e seria uma forma de todos tomarem conhecimento da mais pura verdade, em relaçao a este caso. Em nome de DEDÉ DE ODILON EU TE AGRADEÇO.

    ResponderExcluir