sexta-feira, 30 de março de 2012

O engodo da saúde.....

Lamentavelmente, mais uma vez, o secretário da saúde municipal tenta explicar na câmara o inexplicável: o fato de Baraúna ser o último lugar na saúde no Estado Potiguar. Tentar dizer que são dados de 2008 é chamar os baraunenses de alienados, até mesmo porque em 2008 o prefeito já era esse mesmo que está aí. As explicações foram pífias e não conseguiram convencer ninguém (a não ser quem é remunerado para defender o prefeito e é pago para acreditar e divulgar qualquer pieguice).Foi patético.

Quem precisa da saúde em Baraúna sabe que tem que ir para Caraúbas. Além do mais, na maior parte das vezes em finais de semana falta médico. Desde o começo desse governo fajuto que não nasce um baraunense em sua própria terra. Todos nascem em Mossoró, a não ser aqueles que ainda nascem em suas próprias residências ou dentro de ambulâncias. Na farmácia básica falta constantemente remédios (isso quando não entrega os medicamentos vencidos). Não se investe em saúde preventiva.
A única coisa que ainda funciona em Baraúna, aos trancos e barrancos, são os 09 postos do PSF por serem recursos do governo federal. Veja abaixo a origem do programa:

"A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.
O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas. Estes pressupostos, tidos como capazes de produzir um impacto positivo na orientação do novo modelo e na superação do anterior, calcado na supervalorização das práticas da assistência curativa, especializada e hospitalar, e que induz ao excesso de procedimentos tecnológicos e medicamentosos e, sobretudo, na fragmentação do cuidado, encontra, em relação aos recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), um outro desafio. Tema também recorrente nos debates sobre a reforma sanitária brasileira, verifica-se que, ao longo do tempo, tem sido unânime o reconhecimento acerca da importância de se criar um "novo modo de fazer saúde".
No Brasil a origem do PSF remonta criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o PSF como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas focais."

Estamos de olhos bem abertos pra ninguém querer fazer a gente de palhaço.
Portanto senhores, mais uma vez cai a máscara da verdade e mostramos a realidade. Não vivemos de fantasias e ilusões, nem muito menos de piadas. Estamos de olhos bem abertos para a hipocrisia que tenta passar a imagem falsificada de uma Suécia, quando na verdade é um plágio do Paraguai (muito mal feito por sinal). O prefeito de araque e seu pré-candidato pé-de-chumbo que moram em condomínios de alto luxo em Mossoró quando precisam cuidar da saúde própria vão para os melhores hospitais de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Já os humildes baraunenses tem que ser levados, tangidos, feito carro de boi para Caraúbas ou fazer exames em Mossoró. Voce que mora em Baraúna e precisa cuidar da saúde sabe muito bem disso e onde o calo aperta na hora da necessidade. Profundamente lamentável essa vergonha que está bem pertinho de acabar.

O Taciano Lima desmascara essas mentiras de forma bem explícita:


Nota: "a pesquisa foi feita em 2008 e não corresponde a atual realidade do município" Essa afirmação tem um fundo de verdade mais a coleta dos dados da pesquisa foi feita entre 2008 e 2010 e não somente no ano de 2008 como afirmou o secretário. Portanto omitiu a verdade. Nesses três anos de coleta dos dados, a gestão municipal também estava a cargo do prefeito atual.
" hoje em 2012 tem 9 PSF e sua nota é 10" Outro detalhe o IDSUS é feito de 3 em 3 anos e em nenhum momento foi divulgado esse último resultado. Há menos que o Secretário e o ex-secretário Ireno tenham feito uma pesquisa por conta própria se tiverem algo que provem tal resultado me enviem por e-mail e farei questão em divulgar. 
"o município investe 800 mil reais  mês na saúde " Gostaria que me respondessem uma coisinha: Destes 800 mil de verbas do governo federal, quanto é investido aqui? e Quanto é investido em Caraúbas? Se puderem me respondam!
Eis novamente meu e-mail para que me expliquem tacianolima45@gmail.com ou se preferirem me liguem 9440-2699 ou 9929-4513  
Acessem o resultado do IdSus Clique aqui
Quem fala assim não é gago.



14 comentários:

  1. Por que esse prefeito de meia tigela retem o pagamento de da muier ? mas não precisa responder e eu repondo! ele não tem coragem de abri a mão e tem medo da muier! pois com 10 real rende bastante, na mão da muier, tem um sem futuro de um brogueiro pingui pongue, que fala mau de GP, vá pagar a suas contas! o oficial de justiça esta atras de vc cabra rim.

    ResponderExcluir
  2. esse gilson é o maior corrupto sempre quer ficar rico com o dindi. do povo imagine essa LARANJA da LUCIANA vai ser pior é controlada por gilsu e geilsu

    ResponderExcluir
  3. ojna aum, vá pra educação solidaria pra aprender a escreve muleque, sem futuro!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Professor Valdeci, Amigo Taciano Lima e Daniel Pereira. ME revolta e me da até nojo O Blog de vcs e as postagens encontradas nos mesmos! CARAS-DE-PAUS... Não só vcs mas também os membros da adminstração atual! Todos sabem que a cidade possui seus problemas. Problemas estes pela falta de responsabilidade do nosso governo e também por outros fatores. É aí onde chega o meu repúdio. Se os SENHORES fossem realmente defensores do povo, eu ficaria de peito lavado e a palavra mais fraca que chamaria vcs seria de HERÓIS. Porém todos que leem seus blogs e os outros da situação SABEM que tudo é um jogo de interesse em busca de poder. Falem mais dos seus projetos e menos do Prefeito, que garanto que a irão conquistar muito mais VOTOS pra vcs! Por enquanto estou em Branco para prefeito e vereador... mas acompanho todos os principais blogs da cidade!
    ME CONVENÇAM QUEM MERECE LUTAR DE VERDADE PELO POVO! NÃO ME VENDO!
    Ass; Eleitor consciente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentarista,

      O fato de discutirnmos nesse blog as questões políticas não quer dizer que somos "defensores do povo", até porque se uma cidade precisa de um "salvador da pátria" é porque a situação está caótica em todos os sentidos. O que não reflete e não se aplica a nossa realidade baraunense. Mas o que é discutir política? primeiro devemos mostrar a voce qual é o conceito de política.
      Na verdade a palavra "política" vem do termo "pólis" palavra grega que quer dizer cidade-estado viver com honra na Pólis grega era participar das discussões sobre as decisões a serem tomadas para o futuro da cidade. Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade, ou, em outras palavras,a tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva.
      Deesa forma a política, então, passou a designar a arte ou ciência do governo, isto é, a reflexão sobre essas questões, seja para descrevê-las com objetividade, seja para estabelecer as normas que devem orientá-la. Durante séculos, o termo passou a ser usado para designar obras dedicadas ao estudo das atividades humanas que de algum modo se refere ao Estado.
      Entendido dessa forma de atividade ou de prática humana, o conceito de política, está estreitamente ligado ao conceito de poder. Mas o que seria o poder? O filósofo britânico Bertrand Russell (1872-1970) define o poder como "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados". Um desses meios é o domínio do ser humano sobre a natureza. Outro é o domínio de alguns homens sobre outros homens.Resumindo: não existe a prática do poder sem o domínio (que não significa necessariamente opressão) de um indíviduo sobre outro.
      O jogo de interesses faz parte do cotidiano humano e principalmente envolvendo as questões de Estado. O contribuinte que paga impostos tem INTERESSE que suas necessidades coletivas e individuais tenham retorno via Estado. Em política sempre tem dois grupos: o da situação que exerce o poder e o da oposição que quer assumir esse poder. São regras do modelo democrático existentes nos países que adotam esse modelo. Portanto não pode existir relação de alternância de poder sem interesses. Isso é óbvio.
      Penso que voce cometeu um pequeno equívoco: em nenhum momento eu falo mal do prefeito, enquanto cidadão ou pessoa humana. O que nós criticamos são atos e posturas administrativas do agente público do gestor municipal. Agora com relação aos projetos para Baraúna isso deverá fazer parte do programa de governo da oposição e será divulgado publicamente na campanha eleitoral, que é o período legal para se divulgar esses projetos. Antecipar isso é fazer propaganda eleitoral antecipada que é vedada pelas regras eleitorais vigentes.

      Continue escrevendo,

      Valdeci dos Santos Júnior

      Excluir
  5. A cada dia taciano me surpreende, um jovem de grande valor ideológico. Baraúna merece um jovem como este na câmara.

    ResponderExcluir
  6. A cada dia taciano me surpreende, um jovem de grande valor ideológico. Baraúna merece um jovem como este na câmara.

    Ass: Taciano Lima

    kk

    ResponderExcluir
  7. "O secretário Ireno foi elogiado pelo vereador Nerivan Cláudio e ele foi taxativo e disse: o município avançou e fez perguntas relevantes, fez criticas sérias e responsáveis, diferentes destes blogueiros que nunca encontraram uma pequena virtude nesta administração, mas eles são os blogueiros dos Contras e não poderiam ser diferentes."

    Wilson Cabral

    ResponderExcluir
  8. Gustavo da José Viana31 de março de 2012 às 13:45

    Coitado do anônimo que postou meu comtentário com Ass Taciano Lima, cuidado que seu desespero que notório seu candidato de meia pataca, se não consegue convencer ninguém com suas mentiras não tente denegrir a imagem de ninguém se Taciano tem meu voto é por que merece, e não é como você que inventa mentiras para tentar crescer. Pena de você

    ResponderExcluir
  9. Coitado de Vc q nem sabe quem sou para ficar me criticando! e ainda fica tentando imaginar, vc não faz idéia de quem eu seja! A verdade é que ele tem o voto dele e o seu até agora!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Valdeci, continuando a minha conversa de que me causa repúdio as críticas ( algumas merecidas, outras nem tanto) ao governo "Novos Tempos". É que boa parte da sua equipe de trabalho hoje do PMDB E do PSDB já teve a chance de estar dentro do governo e não fez muito para a melhoria desta cidade. Digo isso com a absoluta certeza porque foi uma realidade que eu e o povo Baraunense vivemos no ano de 2000 ao ano de 2004 que despreza até COMENTÁRIOS. Confesso que se houvesse outras opções mais responsáveis e inovadoras, seriam essas as minhas escolhidas . Porém, sei que devo ser democrático e votar em algum de vocês (Situação ou Oposição). Por enquanto analiso o comportamento dos dois lados, para saber em quem votar em Outubro. Sabendo que não escolherei AS "MELHORES OPÇÕES" e sim " AS MENOS RUIMS". Sem mais palavras espero que minha opinião também ajude no modo de pensar dos eleitores (de preferencia os indecisos) que acompanham esse Blog.

    ResponderExcluir
  11. Não entendo o porquê de valdeci, não aceitar certos comentários.

    Não esconda amigo, a verdade é claro e objetiva.

    ResponderExcluir
  12. Prezado comentarista,

    Nesse blog não discutimos e nem queremos saber da vida pessoal de seu ninguém, muito menos da sua. Aqui se discutem idéias e se debate atos administrativos vinculados ao exercício do poder público municipal. É por isso que não publicamos acusações gratuitas e sem provas a quem quer que seja, inclusive ao próprio prefeito e ao seu sócio cujos comentários que chegam aqui são os piores possíveis. Mas nós filtramos e publicamos aqueles comentários referentes aos seus atos políticos e administrativos. Agora se voce quiser mesmo saber a verdade clara e objetiva sobre esse dois senhores nós podemos publicar inclusive com provas documentais, fotos impublicáveis e outros fatos de arrepiar os cabelos. Entretanto justamente para preservar os princípios adotados nesse blog que se limita a atividades políticas é que não misturamos atividades pessoais de cada cidadão com posicionamentos políticos. Se voce tem idéias para discutir, argumente. Caso não tenha, se limite a sua própria incapacidade e somente leia. Talvez voce aprenda um pouco.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  13. Garanto uma coisa. Que esses comentarios, contra o prefeito e contra seu socio, é pra ser sim, aceitos. Assim como os contra você, oposição, Gilson, Luciana e companhia.

    O que adianta?

    Por mais que não tenha provas, vamos saber a capacidade de cada um de inventar histórias sem nexo, que isso é normal, para oposição e o povo que não é satisfeito pelo que recebe, no trabalho, isso é claro. Você sabe muito bem.

    Se um agricultor, que trabalha 7 dias por semanas, 18 horas por dia, algo de ruim ele terá que falar do prefeito.

    A vida é feita de escolhas e você fez a sua, de está contra a evolução e o esverdecimento da Baraúna, não sei como você tem tanta "capacidade" de criar histórias, melhor dizendo, mentiras em relação a administração.


    Isso é falta de vergonha na cara, como é que você fala dessa Baraúna, sabemos sim, que tem problemas, alguns imorais, onde o mesmo já teria que ter tomando providências, agora sabemos sim, que o mesmo, levou a Baraúna, a uma das cidades que "evolui" nos ultimos tempos, só não me venha com aquela história. É porquê recebe recurso, é porquê o tempos mudaram, porquê maquiaram a cidade. Poxa Valdeci.

    Você sabe muito bem, que se não tivesse um homem como Aldivon e seu sócio lá no poder, não teria vindo recursos, o INSS não estaria em dia, os trabalhadores e empregados da viúva, como vocês costumam falar, não estariam com seu salario em dia. Poxa, crie vergonha nessa cara.

    Eu acho que são comentários, como esse, que devem ser aceitos lidos, aplaudidos, além disso postado com clareza. Sei que depois que ler, vai recitar lindas e belas palavras, não é atoa, que ganha 10 mil reais por mês, fruto do seu trabalho, por ser um homem inteligente. Só lamento que o BB, não queira mais o mesmo.

    Um forte abraço e fique bem, sem raiva.

    ResponderExcluir